A poucos dias de iniciarem o crowdfunding para o lançamento do novo álbum, o Raimundos, representado pelo baixista Canisso, bateu um papo conosco sobre o álbum, o momento político do país e demais assuntos referentes a carreira deles. Confira:
O último clipe de vocês se chama "Politics". Como vocês analisam o momento político do Brasil?
O Brasil passa por um momento bastante delicado, parece que finalmente as pessoas acordaram e partiram pras ruas pra tentar influenciar de alguma forma, pra mostrar através dos protestos sua insatisfação com o descaso praticado pelos nossos governantes com a coisa pública, estamos todos de certa forma dando um Basta! Espero que o movimento continue e se amplie até forçar mudanças fundamentais nas estruturas governamentais, que, pra mim, perderam toda a credibilidade.O próximo álbum de vocês será financiado pelos fãs, através de crowdfunding. De onde veio a ideia de aderir a essa plataforma?
Me parece que a ideia partiu do próprio Billy (Graziadei, produtor do álbum). Hoje em dia as gravadoras se enfraqueceram à tal ponto que, pra podermos realizar o projeto, teríamos que abrir muitas concessões, sem falar que iriam querer "morder" posteriormente em nossos cachês de show, visto que as vendas não dão o retorno investido devida à facilidade de se obter o CD através da internet e da pirataria. Hoje usamos plataformas de divulgação independentes com ótimos resultados, realmente dispensamos alguém interessado em apenas "morder" o fruto do nosso trabalho sem garantias de investimento na banda. Preferimos fazer nós mesmos a divulgação, com total independência criativa.Ainda falando do próximo disco, as músicas foram compostas por todos os integrantes da banda, certo? Como foi esse processo? Teve muitas discussões (risos)?
Claro que se discute muito, afinal cada um tem sua própria ideia de como o CD deve ficar, mas a banda está muito unida e as discussões enriquecem o projeto.Vocês sofrem muitas comparações com o Raimundos de antigamente? Se sim, como lidam com isso?
Claro, é inevitável, mas parece que temos nos dado bem nas comparações, afinal nos estabilizamos nessa formação desde 2007 e viemos conquistando nosso espaço graças a qualidade que fazemos questão de sempre buscar. Não teríamos "vingado" se não estivéssemos à altura de tais comparações...Na hora de preparar o repertório dos shows, como vocês fazem pra mesclar os sucessos já conhecidos pelo público com músicas novas? É uma tarefa difícil, não?
Na verdade, temos algumas opções de set list, tentamos adequar o show ao evento. Se for algum festival onde o perfil do público é mais eclético, tentamos tocar as mais conhecidas por garantia. Agora, se o show é só nosso, podemos arriscar tocar algo da nova fase ou alguma mais pesada, os fãs mais próximos sempre apreciam.Pra terminar, o que o público pode esperar do disco novo de vocês? Se tivessem que descrevê-lo em 3 palavras, quais seriam?
Um CD do Raimundos!!! Com todas nossas influências, com peso, bom humor, sacanagem e engajamento, músicas que retratam o ótimo momento que a banda atravessa. Esperamos que todos gostem...forte abraço!
O novo CD deles se chamará "Cantigas de Roda". Como anunciado na entrevista, ele será financiado através de um crowfunding que será iniciado em 1º de agosto. Enquanto isso, a banda está fazendo uma enquete pra saber o que o público quer como "recompensa". Para votar na enquete, clique aqui.